O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, reuniu-se, em formato híbrido, nesta quarta-feira (18), com usuários da Unimed Rio e representantes do citado plano de saúde para tratar da garantia de assistência para quem, atualmente, reside em Alagoas. A audiência, conduzida pelo promotor de Justiça Max Martins, teve participação da Unimed Maceió e da Agência Nacional de Saúde. Apesar de receber intimação, a Unimed Rio não compareceu, no entanto, uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 1º de novembro.

Segundo um dos reclamantes, desde o mês de junho deste ano ocorrera “um verdadeiro apagão de atendimento na rede credenciada da operadora no estado de Alagoas”. Significando que usuários da Unimed Rio foram constrangidos em clínicas, hospitais, laboratórios e não logram êxito ao necessitarem de atendimento médico.

“Vários usuários que residem em Alagoas, conveniados pela Unimed Rio, estão sendo penalizados com a suspensão de atendimentos clínicos e hospitalares. Temos um número considerável de reclamantes, convocamos uma reunião com a operadora, mas a reclamada não compareceu. Mesmo assim mantivemos as discussões, contando com a participação de advogados e representantes da Unimed Maceió O que tentaremos viabilizaremos é que a ANS decrete a portabilidade extraordinária para que essas pessoas que moram aqui possam migrar, sem carência ou qualquer tipo de , para outros planos de saúde”, enfatiza o promotor Max Martins.

A Unimed Maceió justificou que desconhece as cláusulas contratuais existentes no plano de saúde dos usuários que denunciaram a situação ao Ministério Público. Afirmou também que não teria como manter o atendimento diante da suspensão de repasses pela Unimed Rio, único meio que garante a prestação dos serviços na capital alagoana.

Como resultado da audiência foi definido que a ANS solicitará a Unimed Rio relação completa dos seus usuários que moram em Alagoas, incluindo os que estão em atendimento , por meio de intercâmbio, junto à Unimed Maceió. A Unimed Rio e a Unimed Nacional serão convocadas oficialmente para participar da nova reunião que ocorrerá, no dia 1º de novembro, às 9h, na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.

Há relatos de pessoas idosas com comorbidades e que, por tal motivo, necessitam de atenção médica e lutam contra a manutenção dessa falta de atendimento. Muitos tentaram lograr êxito fazendo exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas pelo tamanho da demanda e, devido ao tempo do trâmite, acabaram se sacrificando e pagando tudo particular para evitar complicações à saúde.

Fotos: Cortesia