Com o objetivo de sensibilizar o seu público interno sobre saúde mental, o Ministério Público de Alagoas realizou a distribuição de fitinhas na manhã desta quinta-feira (14). A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e enfrentamento ao suicídio. Durante a distribuição, membros, servidores e demais profissionais puderam bater um papo sobre prevenção e autocuidado.

“O Núcleo de Defesa da Saúde Pública, coordenado pela promotora de Justiça Micheline Tenório, desenvolve esse projeto lindo, que é a campanha Setembro Amarelo. Aproveitamos o dia de hoje para fazer a entrega das fitas nos setores, conversar com os servidores e membros, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar de todos”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Além de fazerem alusão à cor da campanha, as fitinhas amarelas trazem o número 188, que é o contato de telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que fornece atendimento a pessoas que necessitam de apoio em momentos difíceis. De acordo com a promotora de Justiça Micheline Tenório, a ideia é que as pessoas tenham, literalmente, ajuda ao alcance das mãos.

“Anualmente, fazemos a campanha Setembro Amarelo, pela preservação da vida. A campanha deste ano tem como tema ‘Se precisar, não espere, peça ajuda’. Precisamos ter um olhar de carinho com o próximo para que a pessoa ao lado se sinta acolhida, segura para buscar ajuda e, assim, a gente possa prevenir o suicídio”, destacou a promotora de Justiça.

Quem também participou da distribuição do momento conscientização foi o promotor de Justiça José Antônio Malta, diretor do Centro de Apoio Operacional do MP. “Esta é uma campanha de preservação da vida. Esse tipo de iniciativa é importante para que a gente promova a saúde mental e isso se reflita da diminuição dos índices de suicídio”, finalizou.