O Ministério Público de Alagoas participou de momento de diálogo na segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado. Durante sessão especial, a promotora de Justiça Micheline Tenório falou sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio, em referência à campanha Setembro Amarelo, destacando a necessidade de serviços em saúde que efetivamente atendam a população.

“Debater é importante, mas não é apenas conversar. Precisamos agir, precisamos ter uma linha de cuidado muito bem estabelecida nos serviços de saúde. Precisamos dialogar, sim, mas precisamos também de serviços que possibilitem o acesso a tratamentos. Estamos falando de um tema que envolve questões de saúde pública”, ponderou a promotora, que também é coordenadora do Núcleo de Saúde Pública do MP.

Campanha

Aproveitando a oportunidade, ela divulgou a campanha de Setembro Amarelo do Ministério Público, que, este ano, tem como tema “Se precisar, não espere, peça ajuda”. Ao longo do mês, serão disponibilizadas entrevistas em vídeo com especialistas para tratar sobre saúde mental. O projeto conta com a parceria da Unima.

“É necessário que toda a sociedade esteja irmanada, preparada para enxergar o próximo e a prestar o apoio necessário. É importantíssimo esse olhar e esse agir em prol da valorização da vida e da promoção do autocuidado. Tudo isso propicia ao indivíduo se enxergar como um ser humano capaz e apto a lutar por seu futuro e a mudar sua história ”, comentou.

O primeiro episódio da campanha já está no ar. Confira, abaixo, a entrevista completa com a psicóloga Micheline Falcão.

Imagens: Claudemir Mota