Aconteceu, na tarde desta sexta-feira (28), a solenidade de posse festiva da procuradora de Justiça Neide Maria Camelo da Silva. Desde o último mês de junho, ela já desempenha suas atividades de 2ª instância, à frente da 7ª Procuradoria de Justiça Criminal. Durante a cerimônia, que ocorreu na Escola Superior de Magistratura (Esmal), a procuradora falou sobre os quase 37 anos dedicados ao Ministério Público do Estado de Alagoas e destacou o papel da instituição na defesa da sociedade e da democracia.

Foi o Colégio de Procuradores de Justiça quem conduziu a solenidade. Sob a presidência do procurador-geral de justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Neide Maria Camelo da Silva foi novamente recepcionada ao cargo, cujo ato formal já havia acontecido em 22 de junho último.

“Quero ressaltar minha admiração pelo trabalho de Neide Camelo que, ao longo de mais de 36 anos de Ministério Público, sempre exerceu suas atribuições com muita seriedade e dedicação. Também faço questão de destacar, nesta oportunidade, a importância de termos mais uma mulher compondo o Colégio de Procuradores. Digo, com toda certeza, que este colegiado, desde a sua chegada, passou a ser enriquecido com a presença e a bagagem intelectual de Neide, que agrega notório saber jurídico às discussões de 2º grau que tramitam no Ministério Público, e tudo isso, claro, em benefício da sociedade alagoana”, declarou o chefe do Ministério Público.

“Estamos numa tarde de celebração. E é nesse clima de alegria que desejo sucesso junto à 7ª Procuradoria de Justiça Criminal a vossa excelência. Que siga promovendo e distribuindo Justiça aos alagoanos”, acrescentou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Dentre outras membros do MPAL que discursaram reforçando às boas-vindas, estão a procuradora de Justiça Marluce Caldas e o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas, Roberto Salomão. Para além disso, Neide Camelo recebeu homenagens dos seus filhos e netos.

Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre promotores de Justiça, integrantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de entidades de classe.

O discurso de agradecimento

Após ouvir os discursos em sua homenagem, Neide Camelo agradeceu pela calorosa recepção que recebeu e começou seu discurso falando da gratidão que sente por todos e todas que ajudaram-a a chegar neste patamar da carreira. “Gratidão a Deus que me permitiu estar aqui comemorando este momento ao lado de vocês, gratidão a todos aqueles presentes em minha caminhada ministerial, aos amigos sinceros que testemunharam a minha trajetória e, em especial, um agradecimento à minha família, que sempre esteve ao meu lado, apoiando-me e amando-me”, disse ela.

Ao continuar, a nova procuradora de Justiça falou sobre o papel do MPAL  pós Constituição de 1988: “Antes dela, éramos um órgão meramente acusador, mas a Carta Magna transformou a instituição numa defensora autêntica da sociedade e do estado democrático de Direito, o que fez surgir um MP mais moderno e atuante”, lembrou.

“Por fim, quero dizer que seguirei firme em minha caminhada ministerial da mesma forma como a iniciei, trabalhando com responsabilidade, compromisso com o bem  e, sobretudo, com amor à causa”, finalizou a procuradora.

Neide Maria Camelo da Silva ingressou no Ministério Público do Estado de Alagoas em 13 de novembro de 1986. Dentre outras promotorias, ela atuou nas comarcas de Atalaia, Porto Calvo, Piaçabuçu e São Luís do Quitunde. Antes de ascender ao cargo de procuradora, era exercia suas atribuições na 53ª Promotoria de Justiça da Capital, com atuação perante à 3ª Vara Criminal da Capital.

Fotos: