O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenam, nesta quarta-feira (31), uma operação integrada contra o tráfico de entorpecentes. A operação, denominada Estorvo, cumpre 11 mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão em bairros da parte alta de Maceió. Até o momento, sete pessoas foram presas até o início da manhã e todo o material apreendido, incluindo drogas, foi encaminhado para a Divisão de Investigação e Capturas da Polícia Civil
(Deic), no bairro da Santa Amélia.

Os trabalhos foram fruto de um procedimento investigatório criminal (PIC) do Gaeco, iniciado a partir de relatórios da SSP. Com base nessa investigação, o Gaeco chegou aos nomes dos acusados, o que o levou a fazer a representação dos mandados judiciais, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, que atua no enfrentamento ao crime organizado dentro do Poder Judiciário.

O nome da operação, Estorvo, baseou-se no embaraço que o grupo representava à segurança pública no combate ao tráfico de drogas.

Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados, foram empregados policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de ROTAM. Já a Polícia Civil participa da ação com agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre).

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas.