A Reunião de Análise Estratégia do mês de maio, realizada nesta terça (30), foi dedicada à apresentação dos resultados de três projetos desenvolvidos pelo Ministério Público de Alagoas: “MP Conectado com Você”, “Pequenos Delitos, Grandes Transformações”, e “Ministério em Público”.

O promotor de Justiça José Antonio Malta Marques destacou que o projeto “MP Conectado com Você” é voltado ao combate à perturbação do sossego e à poluição sonora. Idealizado em 2018, o projeto foi suspenso durante a Pandemia da Covid-19, retomando as suas atividades no início de 2023, relatou o promotor.

“Além de apreensões de sons, também fazemos um trabalho educativo junto à população sobre o respeito ao sossego alheio, pois a ideia é que o MP seja um agente de transformação social. A meta do projeto foi atingida em 50%. Até o momento, 120 aparelhos de som foram apreendidos. Na última operação, em Rio Largo, fizemos a autuação de 10 proprietários de som”, ressaltou.

Andamento

O promotor de Justiça Bruno Baptista apresentou na manhã de hoje dois projetos de sua autoria. O primeiro, “Ministério em Público”, busca aproximar a instituição da população que vive em povoados por meio de palestras, audiências públicas e audiências judiciais, além da oferta de serviços jurídicos através de parceria com órgãos públicos.

O promotor também apresentou o projeto “Pequenos Delitos, Grandes Transformações”, que busca contribuir com melhorias na estrutura de entidades sociais por meio dos valores provenientes de transações penais. “Estamos em processo de formalização, esperando receber as primeiras demandas e, a partir daí, começar a contemplar as entidades mapeadas”, pontuou Baptista.

Reunião

O encontro foi conduzido pelo subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Lean Araújo, que destacou a relevância dos projetos apresentados pelos membros do MP na manhã desta terça. “O cidadão está exigindo de todos nós um elevado grau de eficiência. Por meio desses projetos e do trabalho de todos, estamos mostrando que o MP está no caminho certo, atuando pelo bem-estar dos cidadãos alagoanos”, comentou

A assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora de Justiça Stela Cavalcanti, disse que os três projetos apresentados na reunião estão alinhados ao compromisso do MP com a sociedade alagoana. “Fiquei bastante feliz com os projetos, foi uma reunião produtiva. Inclusive, tivemos correição do CNMP no início do mês e os representantes do Corregedoria Nacional ficaram bem satisfeitos com o trabalho que desenvolvemos aqui”, finalizou.