O Ministério Público Comunitário iniciou, nesta segunda-feira (20) o X Curso de Mediação Comunitária de Conflitos que se estenderá até o dia 31. Os participantes serão capacitados e poderão se tornar multiplicadores para atuar no bairro do Vergel do Lago, mediando conflitos, ajudando a comunidade a viver e conviver pacificamente dentro da sua realidade. O coordenador do programa, promotor de Justiça Cláudio Malta, a assistente social Jediane Freitas e a psicóloga Luciana Dantas fizeram a abertura do evento esclarecendo, num primeiro momento, o que é uma mediação de conflito.

Estudantes, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, profissionais da área da Educação e tantas outras decidiram se voluntariar por duas semana nesse aprendizado, o que para o Ministério Público demonstra vontade de contribuir e melhorar a realidade local.

“Iniciamos o curso de forma satisfatória, creio que as pessoas aqui presentes são de fato as que desejam participar ativamente na comunidade, levando seus conhecimentos e agora a técnica de como se aproximar, ouvir e, consequentemente, tentar viabilizar a solução de problemas detectados. Nosso intuito é aumentar o número de envolvidos nessa promoção de paz, oferta de cultura, conscientização dos direitos e muitos outros benefícios a essas famílias. Até o fim do curso teremos palestras muito importantes para a formação e estamos felizes porque já é o décimo e, principalmente, porque há o registro de grandes resultados com a atuação dos nossos multiplicadores”, declara Cláudio Malta.

A mediação comunitária de conflitos e um importante instrumento de pacificação que contribui para restabelecer o diálogo entre as partes envolvidas em uma situação de conflito, evitando assim que se transformou e em uma situação de violência, afirma a assistente social Jediane Freitas.

Para a psicóloga Luciana Dantas, o ‘Programa Ministério Público Comunitário’ tem uma grande importância para a população tendo em vista também as ações visando a prevenção da violência que são desenvolvidas, tais como: educação para os direitos e brevemente a restruturação das atividades de Terapia Comunitária Integrativa.

Promotores de Justiça, assistentes sociais, um professor doutor da Ufal e especialista em urbanismo, a chefe de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública, e uma atriz transfeminista formam a lista de palestrantes. Enquanto na mesa redonda haverá a participação de um teólogo pluralista e mestre em sociologia e Ciências da Religião.

MP Comunitário

O programa MP Comunitário foi instituído em 2011, com o objetivo de criar e fortalecer instrumentos alternativos para a solução de conflitos, a promoção social e da dignidade humana, com vistas à redução da violência, a criação de uma cultura de paz, reconhecendo e aproveitando os talentos e recursos comunitários.

Fotos: João Cerqueira