O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou, nesta terça-feira (13), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, de Controle Externo da Atividade Policial, de audiência em ação civil pública com o Poder Judiciário e a Procuradoria do Estado cujo intuito é provocar o Poder Executivo estadual a adotar providências que culminem na recuperação estrutural das delegacias de Polícia Civil instaladas naquele município. Uma nova audiência está agendada para o dia 1º de fevereiro de 2023.

A postura ministerial foi adotada após várias inspeções in loco e confecção de relatório pormenorizado. O promotor de Justiça Thiago Chacon pôde constatar a precariedade nas unidades da Segurança Pública.

“Na audiência de conciliação, que solicitamos ao juiz, e à Procuradoria do Estado, oportunidade na qual nós esclarecemos o objeto da causa e explicamos as dificuldades verificadas nas delegacias
neste momento, o procurador do Estado afirmou necessitar de um prazo para levar as demandas aos superiores e tentar em seguida apresentar alguma proposta concreta para a realização das reformas necessárias das delegacias”, relata Thiago Chacon.

Entre as delegacias afetadas estão duas especializadas de extrema importância, a de Defesa da Mulher e a da Criança e do Adolescente que precisam de um espaço mais acolhedor para as suas vítimas bem como para quem lhes presta atendimento.

Estima-se que na audiência de janeiro o governador e o secretário de Segurança Pública possam apresentar  melhorias que implantarão tanto nas distritais quanto nas especializadas.