Foi realizada nesta terça-feira (13) a 12ª Reunião de Análise Estratégica (RAE), uma iniciativa do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público de Alagoas. Na ocasião, os membros do comitê trataram sobre o balanço das ações, projetos e processos executados pelo Planejamento Estratégico em 2022. Também entraram na pauta de discussão as ações relacionadas aos recursos e à gestão orçamentária e financeira.

A reunião foi presidida pelo subprocurador-geral Administrativo, Valter Acioly. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho desenvolvido pelos membros e servidores do MP. Acioly destacou que os projetos, programas e demais ações realizadas pelo Ministério Público têm impacto direto na vida dos cidadãos alagoanos.

“Esses projetos e ações apresentados hoje mostram um Ministério Público atuante, servindo à comunidade, fazendo com que o cidadão tenha os seus direitos garantidos, tenha a sua vida melhorada, independente de judicialização. Estão todos de parabéns”, declarou Acioly.

A assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora Stela Cavalcanti, registrou a sua satisfação com as ações realizadas pelos membros e servidores da instituição, lembrando que essa é a última RAE do ano. Ela também desejou um bom fim de ano a todos e que o MP continue desenvolvendo um trabalho de excelência no próximo ano.

“Muita paz e bênçãos para o ano que finda e para o ano que vamos iniciar. Gostaria de agradecer a parceria de todos, principalmente dos servidores. Sem eles, não conseguiríamos fazer nada. Eu sei que estão todos ocupados finalizando as suas atividades para fechar o ano. Agradeço também o apoio da alta gestão, da Procuradoria-Geral”, pontuou.

Apresentação

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações, projetos e processos executados pelo Planejamento Estratégico em 2022. De acordo com o chefe de Seção de Gestão Estratégica, Thiago Alves da Silva, foram realizadas neste ano 12 RAEs, encontros que acontecem mensalmente e têm como objetivo o acompanhamento dos projetos realizados pelo MP.

“Todo mês, nós realizamos a Reunião de Análise Estratégica. Desde 2018, são realizadas RAEs mensais. Aqui, a gente faz o acompanhamento dos projetos, processos e ações. Uma das etapas que está encerrando agora em dezembro de 2022 é o nosso Plano Geral de Atuação, que foi planejado através de audiências públicas e consultas junto à população”, relatou.

As ações do Escritório de Processos durante o ano também foram abordadas na reunião. O chefe da Seção do Escritório de Gerenciamento de Processos de Atividades, Alyson Elvis Balbino, falou sobre os fluxos aprovados, as capacitações e a participação de membros e servidores envolvidos na gestão de processos. No que se refere ao Escritório de Projetos Estratégicos, a apresentação ficou a cargo da chefe do setor, Renata Teixeira Cavalcante.

“Sobre as ações do Escritório de Projetos em 2022, demos apoio aos servidores e membros na parte de projetos, trabalho que a gente tem feito tanto na orientação sobre a elaboração dos projetos como na questão do ‘Inova’, que é o sistema que a gente utiliza para o cadastro e acompanhamento das iniciativas. Nesse ano, foram apresentados nas RAEs nove projetos, além de termos no MP quatro programas ativos”, pontuou Renata.

A reunião contou ainda com a exposição da diretora de Orçamento e Finanças do MPAL, Jamille Mascarenhas. Ela tratou sobre as ações relacionadas ao setor, com destaque para a elaboração do orçamento participativo. Jamille informou que a proposta foi atendida no que se refere à atuação do MP. Agora, os trâmites dependem da aprovação de outros órgãos, como a Assembleia, que deverá apreciar o projeto de lei orçamentária anual do Estado (LOA).

“Em junho, nós iniciamos o processo de elaboração do orçamento, com toda a metodologia de cálculo, a estimativa das despesas novas e existentes. Enfim, foi feito todo esse estudo. Em julho, consolidamos o projeto e encaminhamos para a apreciação do Colégio, sendo aprovado. Em agosto, enviamos para o Executivo para ser encaminhado à Assembleia Legislativa. Agora, a proposta encontra-se no Legislativo para a apreciação”, informou.

Balanço

Ao final da reunião, o promotor de Justiça José Antônio Malta, diretor do Centro de Apoio Operacional (Caop), parabenizou a Asplage pelo trabalho de incentivo e acompanhamento dos projetos e programas desenvolvidos pelo MP. “Me sinto mais engrandecido pelo que foi acrescido a mim durante esse ano pelos colegas do Comitê. Parabéns a todos e que possamos realizar mais tarefas no próximo ano”, comentou

O promotor José Carlos Silva Castro, coordenador do Núcleo do Patrimônio Público, acredita que o balanço deste ano sobre as ações do MPAL foi positivo, desejando um feliz fim de ano a todos. “Acredito que 2022 foi produtivo e importante, pois nós definimos o próximo planejamento estratégico. Como sempre, um ano de crescimento e de aprendizado”, ressaltou.

O promotor Jorge Dória acredita que a integração entre os membros e servidores ajuda a fortalecer o trabalho desenvolvido pela instituição. “Confesso que essa tarefa se tornou muito mais fácil pela forma integrada e por essa parceria entre todos. Isso mostra que nós estamos no caminho certo. Essa partilha e esse comprometimento contribuem para os trabalhos do Ministério Público”, destacou.

O promotor Kleber Valadares compartilha da mesma opinião do colega, destacando que o ano de 2022 foi bem produtivo no Ministério Público. “Na verdade, quero agradecer pelo ano que está terminando. Foi um período muito produtivo. Gostaria de registrar que nós em todo o momento tivemos o apoio da gestão para a realização das nossas ações. Isso é importante”, relembrou.

Por fim, o ouvidor Lean Araújo ressaltou o modelo de gestão praticado no MPAL, baseado no diálogo. Para ele, o senso de pertencimento dos membros e servidores impacta diretamente no trabalho da instituição. “A gente percebe todas as forças sendo dirigidas para o cumprimento de nossas atribuições. Portanto, eu gostaria de falar do grau de pertencimento e do protagonismo que todos demonstram no MP”, finalizou.