O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) ganhou uma sede provisória no município de Penedo. As três promotorias da cidade vão funcionar em um novo espaço até que o prédio definitivo seja completamente reformado. O imóvel atual oferece mais comunidade e conforto, tanto para membros e servidores, quanto para a população que precisa dos serviços da instituição ministerial.

A solenidade de inauguração da sede provisória ocorreu na tarde dessa quarta-feira (20), na Avenida Cândido Toledo Duarte, nº 321, no bairro Santa Luzia e foi prestigiada pela chefia do Ministério Público, por vários promotores de justiça, inclusive os do próprio município, pela presidência da Ampal, por servidores, conselheiros tutelares, vereadores e pelo prefeito de Penedo.

“Volto a esta terra para rever três grandes guerreiros que honram a instituição. O promotor Sitael, um baiano que adotou Penedo como sua terra e nos dá a segurança e a certeza de que ser do Ministério Público é sinônimo de trabalhar com amor; o promotor Eládio, vindo também da Bahia, que transformou o MP no seu ideal de vida e trabalha para aqui fazer o bem; e, mais recentemente, juntou-se a esse time a promotora Salete, que exerce suas atribuições com afinco porque por onde ela passa, deixa um legado de entrega à instituição. Faço também questão de destacar a atuação do promotor Izadílio, que se dedicou tanto a Penedo. Ele está afastado temporariamente, mas daqui a pouco voltará para continuar sendo exemplo”, afirmou o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça.

“Quero dizer que essa sede, apesar de provisória, tem melhores de condições de atender os penedenses, que procuram o Ministério Público em busca de ter seus direitos garantidos. Em breve, espero eu, teremos uma sede própria, definitiva, que vai abrigar com ainda mais conforto promotores de justiça, servidores e o povo. Tenham a certeza nossas portas continuarão abertas para receber qualquer cidadão e nunca se esqueçam que o promotor de justiça nasceu para servi-los”, completou ele.

O promotor Sitael Jones, que está há 12 anos no município e coordena as três promotorias de justiça da cidade, reforçou o compromisso dos membros que lá trabalham com a justiça social. “A sociedade de Penedo é a destinatária do nosso trabalho. O promotor é o anjo da guarda da cidadania, e como guardião, ele prima pra proteger o cidadão que é vítima da violência, faz valer o Estatuto da Criança e do Adolescente e protege os idosos que sofrem com a indiferença de pessoas que não reconhecem sua importância para o fortalecimento da sociedade. E, para dar continuidade ao cumprimento de nossa missão, recebemos essa sede nova para melhor servir aos munícipes que nos procuram”, disse.

“Posso dizer que Penedo tem três amores: o Rio São Francisco, que dar vida a esta cidade; o Penedense Futebol Clube, que leva alegria aos moradores com seu futebol e garra; e o Ministério Público, que traz a cidadania, porque sem isso não somos nada”, discursou o promotor Flávio Costa, presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal).

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, parabenizou a iniciativa da sede provisória e o compromisso de construção do novo prédio e disse que a administração municipal tem grande admiração pelo MPE/AL. “O Ministério Público é mais que o guardião da cidadania, ele é o grande defensor da sociedade. Não é à toa que é a instituição que mais goza de prestígio em nível nacional por parte dos brasileiros. Isso nos orgulha muito e saibam que essa gestão também tem o mesmo respeito porque o MP é atuante e firme em suas posições, investigações, apurações. Ele zela pela aplicação da lei”, declarou.