O promotor de Justiça José Carlos Castro representa o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) no III Encontro Nacional Sobre Cooperação para Prevenção e Combate à Corrupção. O evento teve início nesta quinta-feira (25) no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, em Cuiabá, e segue até amanhã.

O objetivo do encontro nacional é reunir membros do Ministério Público Brasileiro, gestores estaduais e municipais, procuradores jurídicos, controladores internos, entidades de classe, empresários, acadêmicos e sociedade em geral.

Juntos, eles discutirão a implementação de mudanças sistêmicas e estruturais, mediante palestras e debates com profissionais de renome, bem como representantes dos poderes e órgãos estaduais, cuja atuação impacta na mitigação da corrupção no país.

“O evento reúne representantes de todos os estados e de organizações que tratam da prevenção e combate à corrupção, como o MPE/AL e o Focco/AL. Essa discussão permite o desenvolvimento de melhores estratégias para o trabalho integrado dos órgãos estatais, que potencializa os resultados da nossa atuação. Em Alagoas, a integração proporcionada pelo Fórum tem demonstrado essa maior eficiência”, afirmou o promotor de Justiça.

Estão previstas palestras sobre a desconstrução social da corrupção, combate à corrupção e garantias constitucionais, ações nacionais sobre transparência, inteligência artificial e combate à corrupção, papel dos tribunais de contas, entre outros.