A política de atendimento à população em situação de rua em Maceió é tema de uma audiência pública que será realizada nesta terça-feira (20) no Salão Dom Santino, da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. O evento está sendo realizado por meio de uma parceria entre o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante audiência, poder público, sociedade civil organizada e pessoas em situação de rua vão discutir a política de atendimento em Maceió, avaliando e discutindo as melhorias no serviço, tudo isso visando o fortalecimento do resgate do projeto de vida da população que faz da rua local de moradia.

“É muito importante a participação de todos que trabalham com população de rua e, principalmente, dos usuários para que o atendimento seja fortalecido e garanta os direitos da população de rua em Maceió. Queremos ouvir especialmente essas pessoas. Inclusive, elas serão um termômetro para que possamos saber como está o funcionamento dos serviços oferecidos pelo Município de Maceió e o que podemos fazer para aprimorá-los”, ressaltou o promotor titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, Flávio Gomes.

“É preciso que a gente entenda que os protagonistas dessa audiência serão os moradores de rua e que nós temos que unir forças e trabalho para oferecer um pouco mais de dignidade a esse público”, acrescentou o promotor.

“Na audiência, vamos apresentar o trabalho que a Prefeitura de Maceió faz com a população de rua, seja na Semas como em outras pastas, que visam o resgate do projeto de vida dessas pessoas. Ainda durante o evento, será dada posse aos novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Maceió e apresentado o relatório das ações do Comitê. Os usuários da política terão espaço para fala e nossa expectativa é que possamos fortalecer a política de atendimento à população de rua na nossa cidade”, enfatizou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

Segundo ela, Maceió conta com vários serviços de atendimento à população de rua. Ligados à Semas são cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que fazem o trabalho nas ruas de busca ativa, encaminhamento e acompanhamento das pessoas em situação de rua, dois Centros Pop, espaços para atendimento e higiene pessoal para população de rua, duas casas de passagem (uma delas familiar) e o telefone 0800 284 8048 para recebimento de informações sobre pessoas em situação de rua.

Além disso, as equipes do Consultório na Rua, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, trabalham a saúde da população de rua e o Grupo de Atenção à População de Rua da Guarda Municipal (GPOP), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, trabalha na busca ativa junto com as equipes de Abordagem Social.

A Audiência Pública acontecerá nesta próxima terça-feira (20), de 9h às 13h30. A participação é aberta ao público.