Desenvolver bons hábitos, plantar saúde, pensar um futuro mais responsável e duradouro. Esse é o propósito do projeto “Fale, Educação”, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) que, em parceria com a Usina Coruripe, registra mais uma conquista, a inauguração da nova horta na Escola Estadual Profª Mirian Marroquim, em Maceió. O espaço é reservado para a produção de alimentos que serão utilizados na própria merenda escolar tendo os alunos como os responsáveis pelos devidos cuidados.

“Ao tempo em que estamos proporcionando uma merenda escolar saudável, o que é um direito dos jovens enquanto cidadãos, estamos também desenvolvendo o senso de responsabilidade que recai nos deveres. Essa junção nada mais é do que uma forma de educar e permitir uma evolução. Essa parceria tem sido muito importante e a pretensão é que tal ação se estenda noutras unidades”, afirma a promotora de Justiça, Cecília Carnaúba

As hortas criadas dentro do projeto não são cultivadas com agrotóxicos, justamente para garantir uma alimentação mais rica e sem prejuízos ao organismo. Trata-se também de educação ambiental, onde os alunos além de cultivar aprendem o valor da preservação. Esta a segunda horta que o projeto consegue montar em parceria com alunos e educadores.

“Essa é uma forma de os alunos também criarem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Com as hortas eles têm várias opções de aprendizado. Na verdade, ela propicia uma mudança de postura que culminará em grandes benefícios futuros. A experiência pode ser levada para casa, por exemplo, e assim ajudarem a família a fazer, acertadamente, as escolhas dos alimentos que irão à mesa. Isso tudo acontecendo, graças à pareceria do Ministério Público com a Usina Coruripe”, ressalta Cecília Carnaúba.