O promotor de Justiça Alberto Fonseca é o primeiro integrante do Ministério Público de Alagoas promovido com base nos critérios objetivos de aferição de merecimento instituídos, ano passado, em resolução do Conselho Superior do Ministério Público. A posse simbólica de Fonseca no 1º Cargo da Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Meio Ambiente aconteceu n início da tarde desta quinta-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

Representantes das Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, do IMA, Ibama e de entidades de defesa do meio ambiente prestigiaram o evento, durante o qual enfatizaram a importância do promotor de Justiça na discussão e defesa de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

“Quem acompanha as lutas em defesa do meio ambiente sabe o quanto é espinhosa nossa caminhada, mas extremamente válida para garantir o futuro dos nossos filhos. É gratificante para todos nós o reconhecimento à atuação do promotor de Justiça Alberto Fonseca, um parceiro fundamental nessa caminhada”, destacou o ambientalista Fernando Pinto.

Já o secretário Municipal do Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, ressaltou que o promotor de Justiça promovido vem conseguindo aliar “competência técnica, militância e equilíbrio”. Para Ramalho, são esses os requisitos que fazem a diferença entre um militante ativo e um “ecoburocrata”.

O diretor técnico do IMA, Gustavo Carvalho, aproveitou a ocasião para garantir apoio integral do órgão ao promotor de Justiça promovido e ao Ministério Público de Alagoas como um todo. “Estamos buscando parcerias para realizar um trabalho cada vez mais eficaz”, afirmou o representante do IMA.

Outra autoridade que também fez questão de homenagear o promotor de Justiça Alberto Fonseca foi o diretor de Gestão Estadual de Recursos Hídricos, Alex Gama. Para ele, o profissionalismo é uma marca do promotor de Justiça em questão. O mesmo declarou o superintendente do Ibama, José Augusto Gusmão, que elogiou a persistência e coragem de todos os defensores do meio ambiente, sobretudo do promotor de justiça homenageado.

A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, que juntamente com o representante do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador de Justiça Luciano Chagas, reconheceu o equilíbrio do promotor de Justiça Alberto Fonseca diante de conflitos de interesse envolvendo progresso e o meio ambiente.

Integrante do Ministério Público alagoano desde 1996, o promotor de Justiça Alberto Fonseca tem um currículo extenso, sobretudo com relação às atividades na área do meio ambiente. Um exemplo disso foi sua atuação ativa no processo de criação do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica de Alagoas.

“Neste Dia Internacional da Água não poderia haver alegria melhor que compartilhar minha emoção com todos esses amigos de caminhada, com meus colegas do Ministério Público e minha família. Estou feliz e ainda mais motivado a trabalhar nessa área”, concluiu Alberto Fonseca.