O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, solicitou à coordenação da Faculdade de Medicina Veterinária do Cesmac a possibilidade de firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, com o objetivo de ajudar na capacitação dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de participar de uma campanha de conscientização da população, quando a importância dos cuidados com os animais domésticos.

O primeiro contato com a coordenação com curso foi firmado hoje à tarde, durante reunião na Faculdade de Medicina Veterinária do Cesmac, em Marechal Deodoro, com a participação dos promotores de Justiça Dalva Tenório e Andreson Chaves, da Promotoria Coletiva Especializada do Meio Ambiente. Eles foram recebidos pela coordenadora do curso, Flaviana Wandreley, que se dispôs a ajudar no que foi preciso, dentro das limitações do Cesmac.

Além dos promotores de Justiça, participaram da reunião o veterinário Ednaldo Balbino da Silva, da Secretária Municipal da Saúde; Carlos Eduardo da Silva, diretor do Centro de Controle de Zoonoses; Ângela Seabra, do Núcleo de Proteção Animal Francisco de Assis (Neafa); e Adriana Alves dos Santos, da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

Para a promotora Dalva Tenório, a visita foi muito proveitosa, já que abriu a possibilidade de uma grande parceria entre os órgãos envolvidos com a questão da saúde animal, para a realização da campanha de esterilização. “Essa parceria é de fundamental importância para resolver o problema de saúde pública em que se transformou a questão dos animais de estimação em Maceió, que se não receberem tratamento adequado, estarão colocando em risco a vida da população, com a contaminação de doenças”, afirmou a promotora.

Segundo ela, no próximo dia 3 de julho, às 17 horas, será realizada uma nova reunião, desta vez na sede da Procuradoria Geral de Justiça de Alagoas, em Maceió, com a participação da coordenação da Faculdade de Medicina Veterinária do Cesmac, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, do CCZ, do Neafa e da OAB/AL. “Nessa reunião, pretendemos firmar um termo de parceria ou de ajuda mútua entre todos os órgãos e entidades envolvidos na questão do controle da saúde animal”, informou a promotora.