Coordenadores do programa de Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) em Alagoas, os promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso receberam a medalha “Amigo da Marinha”, em solenidade realizada pela Agência Fluvial da Marinha do Brasil (3º Comando Naval), em Penedo, na sexta-feira (11). O evento marcou a passagem do “Dia do Marinheiro” pelo estado.

A comenda foi criada com o objeto de agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha. Na ocasião, também receberam a medalha o prefeito Március Beltrão e os empresários Pedro Carlos e Rosana Brandão.

“Compartilho essa medalha com todos os carrancas da FPI que tornaram possível esse projeto se tornar uma realidade hoje consolidada. Mais uma vez ratifico a relevância do trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil e em especial pela Agência de Penedo.”, disse a promotora Lavínia Fragoso.

“Ser agraciado com um tributo deste nível mostra que estamos no caminho certo: a defesa não só do meio ambiente e da população ribeirinha em Alagoas, como também sua extensão para o território de outros estados, tão dependentes do Rio São Francisco quanto o nosso. A Marinha do Brasil é uma grande parceira nesse sentido. Esperamos repetir o trabalho conjunto nas próximas edições da Fiscalização Preventiva Integrada”, agradeceu o promotor Alberto Fonseca.

“A outorga da Medalha “Amigo da Marinha” aos Promotores Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso foi uma justa homenagem a esses marinheiros de coração que têm se destacado pelo empenho em divulgar as ações da Marinha junto à sociedade, principalmente, durante a Fiscalização Preventiva Integrada, a qual tem propiciado à Marinha um incremento de suas atividades de fiscalização do Tráfego Aquaviário e Salvaguarda da vida humana na região do Baixo São Francisco”, justificou o capitão-tenente Rafael Velasques.