O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou, nos últimos dias de agosto, importantes homenagens para dois de seus membros. A primeira, marcou a inauguração da foto do procurador de justiça Sérgio Jucá na Galeria dos Ex-procuradores-gerais de Justiça de Alagoas. Já na última sexta-feira (31), o homenageado foi o procurador de justiça Vicente Félix Correia, que teve uma fotografia integrada ao painel que lembra o trabalho desenvolvido por quem ocupou o cargo de corregedor-geral do MPE/AL.

Durante a homenagem ao procurador Sérgio Jucá, que comandou o Ministério Público de Alagoas nos biênios 2013-2014 e 2015-2016, o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, lembrou da firmeza com o que Jucá comandou a instituição. “Essa homenagem é simbólica diante da grandeza da administração feita pelo procurador Sérgio Jucá. Todos que fazem esta casa têm muito orgulho do trabalho que ele desenvolve aqui. Durante quatro anos ele guiou a instituição ministerial com primazia, ética e compromisso, deixando-a de portas abertas e sempre pronta para servir a sociedade. Esse retrato é apenas um símbolo diante da sua história, da sua carreira. A galeria serve para lembrar que todos os procuradores-gerais trabalharam com finco e se doaram muito para conduzir o Ministério Público”, afirmou o chefe do MPE/AL.

O homenageado se declarou orgulhoso em fazer parte de uma galeria composta por fotos de todos os procuradores e promotores que comandaram o Ministério Público em Alagoas. Ele disse que a instituição ministerial é uma espécie de casa onde ele trabalha para servir a sociedade. “A colocação dessa foto é símbolo da realização de um sonho. O Ministério Público é minha casa e quero continuar servido a este propósito com toda abnegação e empenho. Sempre tive o apoio dos colegas procuradores, promotores e servidores. É para eles que dedico essa homenagem, é a eles que agradeço a jornada de conduzir esta casa. A minha vida toda eu servi duas instituições, que foi o ministério Público e a minha família e, com todos os meus familiares e colegas de trabalho, divido a alegria que sinto hoje”, revelou

O procurador de justiça Eduardo Tavares também esteve na homenagem. “A colocação dessa foto eterniza o importantíssimo trabalho que o procurador Sérgio jucá fez à frente do Ministério Público. Ele é um exemplo a ser seguido, é mestre para todos nós. Uma gestão que reafirmou o papel vigilante e atento que é exercido pelo Ministério Público”, afirmou.

Quem também esteve na homenagem foi o procurador de justiça Vicente Félix. “Essa foto eterniza a carreira de um procurador de justiça que sempre pautou suas ações pelo melhor para sociedade. Essa galeria tem importante significado para quem faz o Ministério Público e, portanto, já que aqui está a lembrança de que administrou o órgão. O procurador Sérgio Jucá fez isso com maestria e merece a homenagem”, lembrou.

Já o promotor de justiça Almir Crescêncio, que ocupou o cargo de chefe de gabinete na gestão de Sérgio Jucá, e atualmente continua na função, fez questão de lembrar as lições deixadas por Sérgio Jucá. “Sou testemunha da administração íntegra que o procurador Sérgio Jucá fez em seus quatro anos de gestão. Foram dias de muito trabalho, compromisso, ética e esforço. Tudo conduzido com competência e firmeza. Sua foto na galeria vai lembrar sempre esse tempo de crescimento para o Ministério Público, declarou.

Estavam presentes o sub-procurador-geral administrativo-institucional, Márcio Roberto Tenório, os procuradores de justiça Luiz Barbosa Carnaúba, Antiógenes Marques de Lira e Denise Guimarães de Oliveira. Também participou da homenagem o promotor de justiça Roberto Salomão

Galeria dos ex-corregedores

“É com muito orgulho e satisfação que me vejo compondo a Galeria de Ex-Corregedores do Ministério Público do Estado de Alagoas, um dos mais respeitados do Brasil. Orgulho e satisfação por que para mim tem o grande simbolismo do desafio vencido e do dever cumprido. Entendo que a função de corregedor é uma função desafiante. Acredito que exerci a função trabalhando com honestidade e amor, zelando pelo direito, pela justiça e pelo prestígio da instituição”, disse o procurador de justiça Vicente Félix Correia, durante a solenidade que marcou a homenagem feita a ele.

Vicente Félix respondeu pela Corregedoria Geral do Ministério Público no biênio 2015-2016. “Trabalhei para cumprir meu papel, orientei os colegas visando o aprimoramento do Ministério Público e, por consequência, aumentando o prestígio da nossa instituição. Durante esses dois anos contei com o apoio de uma excelente equipe de colaboradores, e é por isso que não fui eu que fiz, fomos nós que fizemos”, ressaltou.

Para o atual corregedor-geral do Ministério Público de Alagoas, Lean Araújo, a homenagem corrobora para destacar uma gestão marcada pelo diálogo. “O gesto tem por alcance registrar a atuação do colega na corregedoria geral, em um momento histórico de consolidação das corregedorias dos estados. Foi uma atuação marcada pelo diálogo para a efetivação das ações dos membros da instituição ministerial de modo a fortalecer e concretizar os direitos sociais do cidadão”.

Estiveram na homenagem os procuradores de justiça Sérgio Jucá, que na ocasião representou o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Denise Guimarães, José Arthur, Marcos de Barros Mero e Antônio Areccipo e o promotor de justiça Max Martins.