A Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) participou na segunda-feira (29), do treinamento sobre o Sistema de Cadastro de Membros do Ministério Público, realizado em Brasília. A secretária-geral e promotora de Justiça Adriana Gomes e a servidora Márcia Barros representaram o MPE no evento. O cadastro irá reunir, numa base de dados única, informações pessoais de aproximadamente 14 mil procuradores e promotores de Justiça de todo o Ministério Público Brasileiro. O projeto esta sob coordenação da Corregedoria Nacional do MP.

O Cadastro de Membros do Ministério Público poderá ser acessado pela Corregedoria Nacional para verificar o cumprimento das resoluções que tratam de exercício de magistério e de residência na comarca, por exemplo, e pelos próprios Ministérios Públicos. Além disso, quando estiver completamente implantado, irá permitir que o público consulte, numa mesma página, o endereço, o telefone e o horário de expediente de todas as Procuradorias e Promotorias do país.

No treinamento, membros e servidores com atuação nas Corregedorias Gerais e nas áreas de gestão de pessoas e de tecnologia da informação navegaram pelo sistema desenvolvido pelo órgão nacional, aprenderam como inserir as informações e conheceram a resolução que institui o cadastro e atos normativos relacionados. O curso foi ministrado por Fábio Kosaka, membro auxiliar da Corregedoria Nacional do MP e procurador do Trabalho na 15ª Região.

O sistema será implantado em três etapas. A primeira etapa ou iteração já está disponível para inserção de dados pelos Ministérios Públicos. A expectativa é que uma alimentação inicial dos dados da primeira interação seja feita pelos MPs no prazo de 30 dias. A implantação das próximas iterações ou etapas deve acontecer em julho e agosto. A previsão é realizar novo treinamento em setembro deste ano.