O procurador de Justiça Dilmar Lopes Camerino, que já foi eleito procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) por três vezes, receberá, na próxima terça-feira (19), o Diploma de Honra ao Mérito Doutor Carlos Guido Ferrário Lobo. A homenagem organizada pela Corregedoria Geral será realizada no auditório Edgar Valente de Lima Filho, na sede do MPE/AL, a partir das 11h. Membros, servidores, familiares, amigos e autoridades dos Três Poderes vão prestigiar Camerino na solenidade.
O corregedor-geral Márcio Roberto Tenório ressaltou o processo criterioso na escolha de membro do MPE/AL para receber o diploma. “A Corregedoria Geral busca homenagear algum promotor ou procurador de Justiça que vem sendo parte significativa do Ministério Público nessa busca pela excelência no desempenho da função social. Tanto que apenas cinco membros foram escolhidos desde a criação da homenagem, já contando com o procurador Dilmar Camerino”, explica Márcio Roberto.
A homenagem
Com objetivo de premiar e incentivar os membros do MPE/AL, a homenagem foi instituída a partir do Ato CGMPAL Nº 04/2009 durante a gestão do então corregedor-geral Francisco José Sarmento Azevedo. Procuradores e promotores recebem o diploma como reconhecimento pelo exercício pleno das funções, de um modo geral, e em específico, da sua atuação funcional. O esforço no aprimoramento profissional, cultural e intelectual também são considerados na homenagem.
Já receberam o diploma os promotores de Justiça Maria Aparecida de Gouveia Carnaúba (2012), Alexandra Beurlen (2011), Maurício Wanderley (2010) e Rogério Paranhos (2010). O jurista Carlos Guido dá nome à homenagem por força dos relevantes serviços que prestou à Instituição por longos anos, como promotor, procurador e procurador-geral de Justiça.