Em homenagem a membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) que se destacaram por sua atuação funcional, a Corregedoria Geral da Casa promoverá, nesta sexta-feira (11), a entrega do diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo. Na edição deste ano, os homenageados serão o procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório e a promotora de Justiça Dalva Tenório.

A cerimônia referente à honraria ocorrerá às 9h, no auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima Filho, do prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça. Antes da entrega da diploma, a Corregedoria Geral realizará a aposição do retrato do ex-corregedor e atual titular da 7º Procuradoria de Justiça Cível, Márcio Roberto Tenório, a partir das 8h30, no salão do próprio órgão.

“É praxe todo corregedor que sai da administração ser homenageado no ano seguinte, com a aposição da placa. A partir da gestão do procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório, a Corregedoria Geral do Ministério Público começou a implementar todas as determinações obrigatórias referentes à área-fim, a exemplo da Resolução CNMP nº 74/2011, que definiu a taxonomia do Ministério Público Brasileiro. A expressão que melhor descreve o trabalho do ex-corregedor é transparência da atividade funcional, tanto para os próprios membros, como para a sociedade”, disse o corregedor-geral, procurador de Justiça Vicente Felix.

A homenagem aos dois membros foi oficializada em Portarias assinadas pelo chefe da Corregedoria, após a comissão formada por promotores de Justiça Humberto Bulhões e Roberto Salomão definir os nomes dos homenageados deste ano. O Diário Oficial do Estado publicou os dois procedimentos em setembro. Ao final do evento, será oferecido ao público presente um coffee break.

Diploma de honra

Com objetivo de premiar e incentivar os membros do MPE/AL, a homenagem foi instituída a partir do Ato CGMPAL Nº 04/2009 durante a gestão do então corregedor-geral Francisco José Sarmento Azevedo. Procuradores e promotores recebem o diploma como reconhecimento pelo exercício pleno das funções, de um modo geral, e em específico, da sua atuação funcional. O esforço no aprimoramento profissional, cultural e intelectual também são considerados na homenagem.

Já receberam o diploma o procurador de Justiça Dilmar Camerino (2013), os promotores de Justiça José Antônio Malta Marques (2014) Maria Aparecida de Gouveia Carnaúba (2012), Alexandra Beurlen (2011), Maurício Wanderley (2010) e Rogério Paranhos (2010). O jurista Carlos Guido dá nome à homenagem por força dos relevantes serviços que prestou à Instituição por longos anos, como promotor, procurador e procurador-geral de Justiça.