O Ministério Público de Alagoas promoveu durante toda a tarde desta terça-feira, a palestra “Da Menor a Melhor Idade”, com o promotor de Justiça Ubirajara Ramos, coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude. Organizado pelo Memorial Desembargador Hélio Cabral, o evento possibilitou a interação entre crianças e adolescentes da Escola Municipal Maria Petrolina de Gouveia e idosos do Grupo Educação Jovens e Adultos (EJA), todos do município de Marechal.

“Da mesma forma que é preciso proteger as crianças e os adolescentes, é preciso proteger os idosos”, destacou o palestrante, que interagiu com o público tirando dúvidas sobre direitos fundamentais, com base nos Estatutos da Criança e Adolescente (ECA) e do Idoso.

Para a nova geração, Ramos enfatizou que por trás de todo direito há uma responsabilidade. “Vocês têm direito de freqüentar a escola, mas, se forem reprovados, vocês vão ser criticados e não vão poder se profissionalizar”, alertou, acrescentando que os estudantes também têm obrigação de preservar sua escola.

O representante do MP fez questão de lembrar que idosos também têm direito à educação. “O acesso ao conhecimento é fundamental e nunca é tarde para saber quais são os nossos direitos”, destacou Ramos.

Após a palestra, o procurador-geral de Justiça substituto, Luciano Chagas, entregou certificados e brindes aos participantes. “Quero parabenizá-los pela iniciativa de conhecer o Ministério Público, que é uma instituição que defende o povo. Também quero parabenizar dona Geruza, que aos 72 anos, está estudando o ensino fundamental no EJA. Sigam o exemplo dela!”, aconselhou Chagas aos estudantes.

Os participantes receberam ainda cartilhas educativas sobre o Ministério Público e sobre prevenção às drogas. Após a palestra eles participaram de uma visita guiada ao Memorial Desembargador Hélio Cabral.