O Ministério Público do Estado de Alagoas reativará no início do segundo semestre sua instituição museológica. A decisão foi do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, após reunião com a curadora do espaço cultural, a Promotora de Justiça Kícia Oliveira Cabral de Vasconcelos. O memorial ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Pedro Jorge Melo e Silva, 79, Poço.

O visitante irá conhecer a história do Ministério Público no Estado de Alagoas a partir de registros e documentos históricos, fotografias e objetos que retratam a história Institucional, a de Procuradores-Gerais de Justiça e de Promotores de Justiça, coletados e/ou doados por membros ou familiares daqueles que construíram a instituição ao longo de décadas.

O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas apresenta a vida e obra de seu patrono, o Promotor de Justiça e Desembargador Hélio Rocha Cabral de Vasconcelos, que por mais de trinta anos foi um representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. O Promotor de Justiça Hélio Cabral foi o segundo membro do Ministério Público de Alagoas a integrar o Tribunal pelo 5º Constitucional, logo após a morte do Promotor de Justiça Antero Montenegro, que faleceu trinta dias depois de se tornar Desembargador.

Projetos

A curadora da instituição, Kicia Cabral, afirma que o Memorial é um espaço cultural de reflexão e debate da comunidade. A democratização deste espaço de cultura e educação visa promover ações que o dinamizem e que possa cumprir esta relação profunda entre o homem, sujeito que conhece, e objeto, testemunho da realidade. Kicia Cabral enfatiza: “O espaço receberá exposições, lançamentos de livros, palestras, concursos culturais e visita de estudantes. Queremos retomar nessa nova fase os projetos Promotor de Justiça Mirim e A Escola vai ao MP e ao Memorial para que crianças e adolescentes procurem a nossa instituição e conheçam melhor os direitos garantidos por lei em benefício deles. É uma forma de trabalhar a cidadania junto aos jovens desde cedo”, explicou a Promotora e Curadora.

Embora esteja sendo reestruturado para abertura ao público, o Memorial recebeu no dia 15 de maio um grupo de estudantes de Direito da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em visita à Procuradoria Geral de Justiça. A Curadora vem atendendo ao pedido de registros e informações do pesquisador Francisco Reynaldo Amorim de Barros, autor do livro ABC de Alagoas, que trabalha para a 2ª edição, atualizando e ampliando a obra em dois volumes. Alguns membros do Ministério Público terão registrados sua vida e obra em um verbete na publicação. O lançamento da nova edição está previsto para 2013.

História

O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas foi instituído pela Resolução nº 004/99, de 7 de outubro de 1999, da Procuradoria Geral de Justiça, na gestão do Procurador-Geral Lean Antônio Ferreira de Araújo, que, de acordo com a Promotora de Justiça Kicia Cabral, “teve uma sensibilidade muito grande em relação à memória e pesquisa do Ministério Público do Estado de Alagoas. Sensibilidade esta que o atual Procurador-Geral de Justiça Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá também nos oferece neste momento com a reabertura do Memorial”.

A inauguração do Memorial ocorreu no dia 31 de março de 2000. Dois anos depois, o Conselho Estadual de Cultura tombou o espaço como patrimônio cultural de Alagoas. São finalidades o de realizar um levantamento histórico do MP/AL, preservar a memória do Ministério Público em Alagoas, formar um acervo permanente e inventariá-lo. Também compete ao memorial estimular e inter-relacionar atividades de instituições culturais, no resgate da memória da instituição, além da conscientização social para a pesquisa, conservação e restauração do patrimônio ministerial.