O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MDHC-MPE/AL) recebeu, nesta quinta-feira (27), a visita do membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior, que é procurador de Justiça por Minas Gerais.

O conselheiro conheceu um pouco mais da história do Parquet alagoano ao lado do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e da curadora do memorial, promotora de Justiça Kícia Cabral.

Jarbas Soares veio à Maceió para participar do XII Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, que segue até esta sexta-feira. Na visita ao MPE/AL, ele elogiou o espaço destinado à narrativa história da instituição.

“O Ministério Público de Alagoas se encontra num estágio avançado na preservação de sua memória, informatização do acervo histórico e muito bem estruturado no que toca o memorial”, disse.

Jarbas Soares

O conselheiro foi procurador-geral de Justiça de Minas Gerais por duas vezes, nos biênios de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008. Já foi também vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA).

Ele É um dos autores do “Manual de Atuação do Promotor de Justiça” e coordenou a edição de obras como “O Meio Ambiente na visão do Ministério Público e da Magistratura” e “Efetividade do Direito Ambiental”, ambas de 2008.