Comitê de Gestão Estratégica conhece andamento A 7ª Reunião de Análise Estratégica do ano de 2022, realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aconteceu nesta segunda-feira (25), foi presidida pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Valter Acioly, e coordenada pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti. O encontro teve o objetivo de acompanhar os resultados da ação “Adequar o efetivo de membros e servidores” e as atividades do projeto “Sede de Aprender – Água potável nas escolas”.

Comandando a reunião, Valter Acioly agradeceu o envolvimento de membros e servidores nas ações estratégicas e parabenizou as 15 iniciativas que foram classificadas para a disputa no Prêmio CNMP 2022. “Essa rotina de encontros serve para que possamos aprimorar a gestão estratégica da nossa unidade, conhecer melhor os resultados de cada iniciativa e, inclusive, inspirar-nos a desenvolver novas ideias, e é justamente porque estamos pensando de forma planejada e estratégica que estamos, mais uma vez, com projetos aptos a disputar o prêmio mais importante para o Ministério Público brasileiro. Estaremos no pódio, tenho certeza disso”, afirmou ele.

O primeiro a apresentar os resultados da ação que ficou sob sua responsabilidade foi o promotor de Justiça Kleber Valadares, que integra o projeto Sede de Aprender ao lado dos promotores de Justiça Lucas Sachsida e José Carlos Castro. Ele iniciou a fala explicando que a iniciativa tem por finalidade discutir, propor e ajudar a implantar medidas capazes de solucionar o problema da falta de água de qualidade em escolas das redes pública e privada na capital e interior e que ela surgiu após um estudo divulgado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) que, com base nos dados do último Censo Escolar, constatou que Alagoas, nas suas redes de ensino estadual, municipais e particular, possuía 129 escolas sem água potável, 33 com ausência de água nas torneiras, 69 sem esgoto e quatro onde não existem banheiros. “Ao longo de oito meses, mais de 90 escolas foram visitas e os problemas detectados ou foram solucionados ou estão em fase de tratativas para a sua resolução”, informou Kleber Valadares.

Em seguida, ele comemorou a expansão da iniciativa para todo o país, o que vai permitir que a ação possa ser desenvolvida em qualquer estado brasileiro. Com isso, o projeto passou a se chamar Sede de Aprender Nacional. “O estado do Tocantins, por exemplo, já está implantando o Sede de Aprender por lá”, disse ele.

Iniciativa na área administrativa

Na sequência, fez uso da palavra o promotor de Justiça Edelzito Andrade responsável pelo objetivo estratégico “Adequar o efetivo de membros e servidores”. Ele confirmou que a administração superior tem ampliando o quadro de servidores. “Tivemos novas nomeações em 2021 e em 2022, mesmo diante da dificuldade orçamentária. Da mesma forma, a Procuradoria-Geral de Justiça não tem medido esforços para convocar novos estagiários. Foram cerca de 150 ano passado e mais de 190 agora em 2022, tanto para a capital quanto para o interior do estado”, detalhou.

O Comitê

O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.