A Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) recebeu, nesta segunda-feira (22), integrantes do projeto “Clima Organizacional”, o primeiro na área de atividade-meio a ser executado na Casa.

A iniciativa instituída pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, visa melhorar o desempenho das atribuições da instituição como fiscal de lei e guardiã da sociedade, garantindo a sua execução com bons índices de satisfação profissional de seus colaboradores.

Na ocasião, o Escritório de Projetos Estratégicos do órgão de assessoramento facilitou a reunião de abertura da iniciativa, bem como a interlocução com os envolvidos nela. O encontro é previsto no Ato PGJ nº 14/2014, que dispõe sobre a gestão de projetos estratégicos no âmbito do Ministério Público Estadual.

“Recebemos com grande satisfação a iniciativa dos servidores para fazer essa avaliação do clima organizacional na instituição. O Ministério Público deve garantir sempre condições para um trabalho profissional, tendo o servidor como prioridade”, disse a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, chefe da Asplage.

O planejamento estratégico é uma das prioridades da gestão do procurador-geral de Justiça. Ele solicitou aos responsáveis das iniciativas estratégicas a elaboração de ao menos um projeto cada para efetivar o plano da instituição.

Pequenas ações fazem diferença

O coordenador do projeto estratégico, Victor Lessa, entende que o clima organizacional no Ministério Público reflete os sentimentos que os membros e servidores nutrem em relação à instituição por motivos diversos.

“Nem sempre o maior problema do colaborador é financeiro. Às vezes, pode ser uma questão de horário de expediente, lotação, tratamento, reconhecimento de esforços ou mesmo o desfecho de um procedimento. Pequenas ações da instituição podem melhorar imensamente a vida das pessoas que trabalham aqui e, assim, ajudar no clima organizacional”, explicou Victor Lessa.

Além do coordenador, compõem a comissão designada pelo chefe do MPE/AL para tocar o projeto os servidores Egline Franco, Patrick Barros e Andreza Fabiane.

Política nacional de gestão de pessoas

O projeto estratégico dialoga com a Recomendação nº 52/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que trata da implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas nos órgãos ministeriais. A iniciativa no âmbito do Ministério Público do Estado de Alagoas corresponde a um primeiro passo em direção ao cumprimento da orientação normativa..

Segundo a recomendação, o CNMP defende a adoção de medidas que favoreçam a qualidade de vida no trabalho, dimensão espiritual, desenvolvimento intelectual, profissionalização da função, estímulo à criatividade e à inovação e valorização da experiência no âmbito da gestão de pessoas.