A promotora de Justiça Cecília Carnaúba apresentou, nessa quinta-feira (3), à Comissão de Educação do Poder Legislativo, o projeto “Fale Educação”, promovido pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que tem mostrado aos estudantes das escolas públicas o papel do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e discutido direitos e cidadania com eles. Na próxima semana, a primeira unidade de ensino vai visitar a Assembleia Legislativa de Alagoas para conhecer o papel daquele Parlamento.

O encontro com os deputados estaduais teve como foco principal envolvê-los no projeto, somando ideias para a construção de um futuro melhor. Um calendário de visitação de estudantes à Casa de Tavares Bastos foi definido e contará com registros pela TV Assembleia.

Idealizadora do “Fale Educação”, a promotora Cecília Carnaúba quer unir forças para modificar a realidade da Educação do estado, tendo iniciado as ações pela capital. Para ela, é de extrema relevância permitir que os estudantes sejam ouvidos e que tenham mais oportunidade para discutir os seus direitos. “Os jovens estudantes precisam crescer, precisam ser vistos. É preciso que eles falem e sejam ouvidos, escrevam e as pessoas leiam e entendam suas mensagens. É impossível mudar algo sem que os mais interessados tenham o poder de voz, de relatar o que sentem”, afirmou ela.

Os deputados se mostraram solícitos demonstrando total apoio ao projeto e alertando para a possibilidade de o aprendizado ser estimulado com o envolvimento de todos. Por isso, o posicionamento da Comissão foi unânime, tendo aprovado a iniciativa do Ministério Público. Os parlamentares garantiram que a Assembleia Legislativa estará de portas abertas para contribuir. Na concepção deles, “Fale, Educação” é uma iniciativa importante e vai contar com a participação de todo o Legislativo, de modo a ajudar a fortalecer o aprendizado dos alunos.

Os deputados também destacaram a cidadania como o ponto chave para abraçar a causa e enalteceram o Ministério Público pela ação. Para eles, quando o MP vai para dentro da escola e fala a linguagem dos alunos mostrando direitos, acaba por estabelecer uma relação mais próxima com o cidadão.
A promotora Cecília Carnaúba, por sua vez, disse ter percebido que a parceria dará certo. “Quando a Constituição Brasileira diz que a educação é dever de todos, quer dizer que ninguém consegue nada sozinho. O que defendemos é a qualidade do ensino. E é em função disso que o Ministério Público está buscando aliados”, reforçou a coordenadora do “Fale Educação”.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa é formada pelos deputados Francisco Tenório, Léo Loureiro, Jó Pereira, Ricardo Nezinho e Bruno Toledo.

Parceria

Ao final da reunião, ficou acertado entre o Ministério Público e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa que, a partir da próxima quarta-feira (9), os parlamentares começarão a receber alunos de escolas públicas para conhecer a forma de trabalho de todos os setores da Casa. No cronograma traçado, por semana serão recepcionados por um representante do Ministério Público e pelo Poder Legislativo cerca de 50 alunos de uma unidade educacional. Ao todo, serão 14 escolas contempladas.

Nas visitas, os alunos vão conhecer a história da Casa de Tavares Bastos, a forma de trabalho dos deputados e o funcionamento do processo legislativo. Todo encerramento se dará com os estudantes assistindo a uma sessão plenária.

Projeto “Fale Educação”

O projeto foi criado com o objetivo do Ministério Público levar cidadania a estudantes da rede pública de ensino. Nesse processo, vários promotores se envolvem e, dentro das suas incumbências, mostram ao público-alvo o papel da instituição ministerial e discute direitos e deveres, além de mostrar a eles a diferença entre os poderes.

As palestras, dentre outras coisas, fala sobre educação, saúde, direito do consumidor, corrupção. O “Fale Educação” também abre espaço para os estudantes relatarem a realidade de onde estudam e traça um raio-x das escolas.

A cada final de encontro, o Ministério Público, juntamente com os alunos, constrói enunciados que vão servir de base para a transformação de cada unidade de ensino.