O Colégio de Procuradores de Justiça empossou nesta quinta-feira (09) como mais novo integrante do colegiado o agora procurador de Justiça Afrânio Roberto Pereira de Queiroz. Participaram da reunião 14 dos 17 integrantes, que saudaram a chegada do novo membro e destacaram suas qualidades como membro do Ministério Público Estadual. A vaga que estava em aberto pertencia ao procurador Francisco Sarmento, que faleceu no mês passado após um infarto. A sessão contou com a participação da presidente em exercício da Associação do Ministério Público (Ampal), Adílza Freitas.

Na reunião, os discursos enfatizaram a saudade que fica nos integrantes do MPE após a morte do então corregedor-geral, que foi citado como um dos mais atuantes e mais importantes agentes ministeriais, com passagens por diversas promotorias e destaque nacional, tendo assumido a presidência do Conselho Deliberativo da Conamp. Além disso, foi saudada a chegada do novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça – apontado como um homem culto, cordial e de representatividade dos anseios da sociedade.

Afrânio Roberto foi eleito por antiguidade com a indicação dos integrantes do CSMP, após 18 anos na 3ª entrância. Atualmente ele exercia o cargo de secretário do Colégio de Procuradores, além de responder como procurador convocado há mais de 10 anos. Jornalista, integrante do MPE desde 1982, ele já atuou nas promotorias de Justiça São Braz, Traipu, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Rio Largo até chegar em Maceió em 1992.

O novo procurador também é especialista em Direito Público, professor na disciplina prática forense e penal, coordenador do curso de Direito do Cesmac, ex-diretor da Associação do Ministério Público (Ampal), além de já ter figurado por duas vezes na lista tríplice de promoção por merecimento. “É um momento muito importante na minha carreira profissional”, afirmou.

Além de familiares, estiveram presentes na posse solene, o diretor-geral do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio, o vice-diretor, Douglas Apratto, e o desembargador aposentado Juarez Marques Luz.