Caracterizada pela abertura na região do lábio ou palato, a fissura lábio-palatal – também conhecida como lábio leporino –, acomete uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil, totalizando 5.800 novos casos por ano. O problema, que ocorre ainda na fase embrionária e não possui causas totalmente conhecidas, gera severas dificuldades na alimentação, na fala e na socialização.

Buscando reverter esse quadro, o programa humanitário Operação Sorriso estará em Maceió no período de 16 a 19 deste mês para realizar cirurgias de correção em cerca de 60 crianças alagoanas. Os procedimentos serão gratuitos e a triagem acontece no dia 14, a partir das 8h, no Ambulatório Rodrigo Ramalho (Av. Assis Chateaubriand, 2.932, Prado). O Ministério Público Estadual é um dos parceiros da campanha, assim como o governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde.

Na ocasião, os pais ou responsáveis devem estar de posse dos documentos pessoais e da certidão de nascimento da criança, além de um comprovante de residência. Não é necessário nenhum encaminhamento médico e tanto o alojamento quanto a alimentação dos pacientes que não forem da capital serão custeados pela Sesau.

Segundo o promotor de Justiça Luiz Medeiros, coordenador do 1º Centro de Apoio Operacional, todos os promotores precisam ficar atentos para localizar recém-nascidos e crianças que possam passar pela avaliação para cirurgia. Todas as crianças selecionadas e mais um acompanhante serão abrigadas no Educandário Eunice Weaver, em Mangabeiras.

Para participar, é necessário que o paciente se enquadre nos seguintes critérios: tenha lábio leporino nunca operado, seguido de palato de crianças de 1 a 6 anos, palato de qualquer idade, palato nunca operado e outras deformidades faciais. Um fonoaudiólogo, um ortodôntico e um geneticista avaliarão os casos e as operações são realizadas por cirurgião plástico ou cirurgião bucomaxilofacial.

Operação Sorriso – A Operação Sorriso é uma Organização Não Governamental (ONG) que mobiliza profissionais da saúde e pessoas dedicadas em oferecer cirurgias reconstrutivas para crianças que nasceram com deformidades faciais. O projeto nasceu em 1982, a Operação Sorriso e tem oferecido cirurgias gratuitas em mais de 50 países.