O Ministério Público de Alagoas implantou nesta segunda-feira um Grupo de Trabalho com o objetivo de consolidar a política do Idoso no Estado de Alagoas. Representantes dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso e de associações de idosos estiveram na sede do MP para propor ajustes nos objetivos do Grupo, inicialmente propostos pela Promotoria Coletiva Especializada de Defesa da Saúde, do Idoso e do Deficiente (Prodsid).

“O objetivo é dar um impulso às ações voltadas à promoção, defesa, controle e garantia dos direitos da pessoa idosa no Estado de Alagoas, a partir da integração dos vários segmentos do estado, dos governos e da sociedade”, afirmou a assistente social da Prodsid, Fernanda Maria Fernandes.

O Grupo de Trabalho, inicialmente, terá reuniões quinzenais e é integrado pelo promotor de Justiça Helder Jucá, pelos presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso, por representantes de associações de idosos, sob a coordenação da assistente social.

“Queremos estimular o desenvolvimento de ações jurídicas, políticas e sociais para a criação de uma Rede Estadual de Proteção Integral à Pessoa Idosa. Na próxima reunião, vamos discutir estratégias para o fortalecimento dos Conselhos de direitos, para que eles sejam legitimados. Entre outras atividades, vamos incentivar a formação, qualificação e capacitação dos conselheiros”, enfatizou Fernanda.