Integrantes do Fórum Alagoas de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil participaram, nesta segunda-feira, de reunião preparatória do Dia Nacional de Combate ao Turismo Sexual, que será realizado em 18 de maio, em todo país. Realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, a reunião foi conduzida pela promotora Marluce Falcão, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Publico Estadual, e pelo promotor Ubirajara Ramos, coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e da Juventude.

“Uma série de atividades vão ser desenvolvidas a partir da segunda semana do próximo mês, culminando com a grande manifestação que vamos realizar em Maceió no dia 18 de maio”, adiantou a promotora de Justiça. Segundo Marluce Falcão, uma panfletagem em vários pontos da cidade e nas rodovias que dão acesso a Maceió é uma das atividades programadas. Além disso, também está sendo programada uma sessão pública na Assembléia Legislativa do Estado para discutir o Código de Conduta do Turismo contra Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Durante a reunião, foi formado o Comitê de Monitoramento do Fórum, integrado pelo Programa Sentinela, pelas Secretarias de Ação Social e Turismo do estado e do município, entidades da sociedade civil organizada, além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do MPE, MP do Trabalho e MP Federal.

“O Comitê será o guardião do Código de Conduta, que tem como objetivo criar uma rede de proteção contra o turismo sexual. Caberá ao Comitê avaliar se uma empresa merece ou não receber o selo de amiga da luta contra o turismo sexual, do mesmo jeito que caberá ao Comitê retirar o selo de qualquer empresa que tenha contrariado as regras estabelecidas pelas entidades que fazem parte do Fórum”, explicou a promotora de Justiça.

A mesa diretora da reunião contou ainda com a participação da secretária municipal de Turismo, Cláudia Cristina Pessoa; do deputado Judson Cabral (PT), do vereador Marcelo Malta (PCdoB); do comandante do policiamento da Capital, Adilson Bispo; do vice-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Carlos Alberto Silva Santos; represente do Projeto Sentinela, Maria Salete de Albuquerque Beltrão e do inspetor Lacerda, da Polícia Rodoviária Federal.