O Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO),  e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e ocoordenaram, nesta terça-feira (21), uma operação integrada com objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação nos municípios de Maceió e Murici. Ao todo, serão cumpridos seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Uma pessoa já foi presa é uma arma apreendida.

A ação é coordenada pelo GAECO e é fruto de um trabalho investigativo realizado em parceria com o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Batalhão de Trânsito (Bptran). Os alvos da operação fazem parte de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas, roubo de veículos e posse/porte de arma de fogo. Eles também comercializavam armas roubadas e veículos adquiridos de forma ilegal.

Com base nas provas técnicas realizadas, o GAECO representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª vara Criminal da Capital.

A operação ganhou o nome de Penumbra pelo fato das atividades ilícitas serem praticadas durante a madrugada, uma estratégia dos criminosos para não serem surpreendidos pelas forças policiais.

Efetivo Participante

Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada, foram empregados policiais militares do Batalhão de Trânsito (Bptran) e policiais civis do Tático Integrado de Grupos Especiais de Resgates (TIGRE).

*Com Vanessa Siqueira SSP/AL