Os promotores de Justiça Marluce Falcão, Stela Valéria Cavalcanti e George Sarmento participaram da construção do livro Educação em Direitos Humanos e Diversidade: Diálogos Interdisciplinares, lançado nesta quinta-feira pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública da Universidade Federal de Alagoas (AEDHESP/Ufal). O lançamento ocorreu no auditório da Reitoria da universidade, no campus A.C. Simões. A publicação consolida o projeto de especialização em “Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI).

Organizado pelos professores Rejane Ribeiro e Getúlio Couto Ribeiro, o livro aborda questões expressas no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNEDH), no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e em documentos nacionais e internacionais da área.  A publicação também apresenta textos sobre a utilização de ferramentas digitais para a educação à distância, orientações para elaboração de planos de ação pelos professores e fundamentos metodológicos da construção do trabalho científico.

“A educação em Direitos Humanos possibilita a conscientização da diversidade que existe na sociedade, o aumento da tolerância em relação ao outro. Buscamos, assim, evitar conflitos que ocorrem em ambientes sociais, especialmente na escola. O livro ajudará a sociedade a conhecer melhor seus direitos consagrados na constituição”, disse a promotora Marluce Falcão.

Os representantes do Ministério Público produziram três artigos para o livro. George Sarmento é autor de “As gerações dos direitos humanos e os desafios da efetividade. Marluce Falcão escreveu o texto “Fundamentos político-educacionais da EDH”. Já Stela Cavalcanti, que também foi professora da especialização, assina o artigo “Os direitos humanos das mulheres – análise dos instrumentos internacionais de proteção”.