A promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti representou, nesta quinta-feira (16), o Ministério Público do Estado de Alagoas no 4º Seminário Alagoano de Atuação Policial frente a Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráreis. Na ocasião, ela ministrou a palestra sobre a ação das Polícias no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher para um público formado por policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e guardas municipais.

O seminário é organizado pela Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e está sendo realizado no auditório na sede do órgão, no centro de Maceió. O intuito é esclarecer os dispositivos legais referentes aos grupos considerados vulneráveis, como crianças, mulheres, adolescentes, negros, comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis), pessoas com deficiência física ou sofrimento mental, idosos e população de rua.

“A minha apresentação teve uma abordagem teórica e prática, tirando dúvidas dos participantes. Vários temas relativos à violência doméstica e familiar contra a mulher foram tratados, conceitos, tipos penais, atuação específica das polícias, medidas protetivas e abordagem policial. Sensibilizando os participantes da importância do atendimento humanizado”, disse a promotora de Justiça.

Os palestrantes dos cinco dias de seminário são profissionais especializados no assunto, oriundos de órgãos como Conselho Estadual do Idoso, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e das Mulheres, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Zumbi dos Palmares, da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Saúde, Ministério Público do Estado de Alagoas e Delegacia da Mulher.