O Ministério Público de Alagoas realizou na terça-feira (25) mais uma Reunião de Análise Estratégica (RAE). No encontro, os membros do comitê trataram sobre os projetos “Pente Fino”, “Lumiar” e “Criação dos Conselhos Municipais de Segurança”. A RAE foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O promotor de Justiça Hamilton Carneiro apresentou os projetos “Pente Fino” e “Lumiar”. O primeiro tem como objetivo permitir o acesso à pesquisa sistematizada sobre as despesas efetivadas pelos municípios de Alagoas como parte do controle da publicidade dos atos da administração pública e das despesas, para conhecimento geral e ferramenta de apoio às persecuções criminais e atos de improbidade.

Já o projeto “Lumiar” busca facilitar aos membros do MP o acesso à pesquisa sistematizada relativa ao repositório de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), difundidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), como parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Conselhos de Segurança

A RAE contou também com a participação do promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, que falou sobre o projeto “Criação dos Conselhos Municipais de Segurança”, que, nesta segunda fase, está voltado à capacitação dos conselheiros, atuando de forma regionalizada. O promotor destacou que, na última sexta (21), foi realizado o primeiro encontro de formação, ação vinculada ao projeto.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pela assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora Stela Cavalcanti. Ao final do encontro, os gestores parabenizaram os membros do MP pelos projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas de atuação, atendendo as demandas da população.