Na manhã desta quinta-feira (1º), o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), presidido pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Lean Araújo, -em razão de ausência do presidente e procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque-, reuniu-se em caráter específico, com a propositura de sabatinar o promotor de Justiça Bruno Baptista, que se afastará da instituição pelo período de onze meses, com finalidade de qualificação em doutorado, na universidade de Lisboa. Os conselheiros fizeram intervenções baseadas nas justificativas do pretendente, pois o Conselho exige entrevista para detectar conveniência entre a pesquisa realizada e as atividades laborais exercidas pelo membro dentro do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).

O promotor de Justiça Bruno Baptista, titular da Promotoria de Justiça de Atalaia, e também atuando na 41ª promotoria de Justiça do Torcedor, mostrou-se satisfeito com o resultado e pormenorizou a entrevista.

“A reunião de hoje foi para ratificar o meu pedido de afastamento para a realização de doutorado. Na oportunidade, respondi às indagações dos conselheiros sobre a minha trajetória acadêmica e profissional, o motivo da universidade escolhida e os objetivos da pesquisa a ser realizada. Informei que durante o mestrado pesquisei um modelo específico de ação estatal em defesa da probidade administrativa, fazendo uma análise dos níveis atuais de efetividade de sua tutela preventiva e repressiva. Como constatação da inefetividade destes sistemas de tutela, foi proposto um modelo de defesa da probidade administrativa com foco em uma maior participação de entes não estatais, sugerindo determinadas providências, com base em experiências e modelos isolados e exitosos, de ação”, ressalta.

Baptista reforça que submeter-se ao doutorado tem como foco principal aprofundar, de formas mais efetivas, o estudo de combate à corrupção e defesa da probidade administrativa.

Fotos: Claudemir Mota

GALERIA DE FOTOS: