Para reforçar a mensagem de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Ministério Público de Alagoas participou de uma série de ações no município de São Miguel dos Campos em alusão ao Maio Laranja. Por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Infância, o MP realizou palestras voltadas a profissionais que atuam na rede de proteção.

Durante encontro realizado no dia 18 de maio, o promotor de Justiça Marllisson Andrade falou sobre a importância da comunicação às autoridades pelos profissionais da saúde em caso de suspeita de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. O evento contou com a participação de servidores da área da saúde, educação e assistência social do Município.

“É importante falar que os profissionais da saúde não precisam apresentar um diagnóstico fechado para acionar as autoridades. Basta uma hipótese diagnóstica. A partir dessa informação, é possível viabilizar uma intervenção precoce e oportuna, garantindo a proteção da criança. Na área da saúde, essa comunicação do fato não é violação ao sigilo, é um dever”, declarou.

Educação

No dia 22 de maio, o Ministério Público participou de outro evento, desta vez voltado aos professores da rede municipal e estadual. Em sua fala, o promotor Marllisson pontuou que os profissionais da educação são importantes atores no enfrentamento à violência sexual, tendo em vista a relação de confiança estabelecida entre professores e alunos.

“No caso da educação, os professores e demais profissionais acompanham essas crianças diariamente. Muitas vezes, a escola é o único local que a criança frequenta fora de casa. Além disso, há uma relação de confiança entre professor e aluno. Por isso, ao tomarem conhecimento do fato, esses profissionais não podem se omitir, devendo fazer a comunicação aos órgãos oficiais”, ressaltou.

Para encerrar as atividades em alusão ao Maio Laranja, foi realizado evento na última terça-feira (30) no fórum de São Miguel dos Campos pelo Instituto Federal de Alagoas, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário, além de entrevista em rádio sobre o assunto no dia 31.

Confira abaixo a notícia em áudio: