O foco é minimizar as carências, buscando uma forma de assistência com garantia de direitos e criando oportunidade para que crianças e adolescentes se sintam, de fato, amparados. Por isso, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) , por meio da 24ª Promotoria de Justiça (de Fundações) , tomou a iniciativa de convidar instituições para integrar um projeto de promoção de saúde bucal, tendo como protagonistas, na manhã desta sexta-feira (26), o Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e a Universidade Mário Jucá (UMJ). Ao todo, 16 meninos e 13 meninas receberam atendimento odontológico nas duas unidades de ensino superior e a ação foi acompanhada pelo promotor de Justiça Givaldo Lessa e equipe, além dos coordenadores da Fundação Papa João Paulo II, conhecida Casa Dom Bosco, situada em Maceió, e dirigida pelo padre Tito Régis.

O promotor de Justiça Givaldo Lessa enfatiza a importância da parceria frisando que os ganhos são duplamente identificados.

“A ideia é aprimorar a atuação do terceiro setor estimulando as atividades-fim e promovendo assistência a jovens em condições de vulnerabilidade social. Hoje acompanhamos 30 adolescentes à Fejal, leia-se Cesmac, e à Fapec , leia-se Universidade Mário Jucá, todos da Fundação João Paulo II, composta pelas unidades Maria Auxiliadora e Casa Dom Bosco, e essa parceria se torna interessante não somente para os assistidos, mas simultaneamente para os estudantes os que, supervisionados, aprenderão, aperfeiçoando ainda mais seus conhecimentos”, declara Givaldo Lessa.

O reitor da UMJ, Mário César Jucá, evidenciou que tal parceria já é o início de um projeto a ser desenvolvido junto às comunidades, e elogiou o Ministério Público. “Surpreso ficamos , mais uma vez, com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público beneficiando jovens em estado de vulnerabilidade. Já fazemos vários atendimentos às associações e pessoas carentes do entorno. A instituição Dom Bosco já conhecíamos, no entanto a parceria consolida o que o Ministério da Educação tem orientado aos centros de ensino superior”, fala Mário Jucá. Segundo ele, antes havia uma determinação do MEC de que 10% da carga horária dos cursos fossem destinados a um projeto que atendesse a comunidade , porém, no momento, essa decisão está do Conselho Nacional da Educação.

Maria Edinaura Barros, colaboradora da Casa Dom Bosco, e que foi responsável pelo traslado das meninas, falou com emoção sobre a iniciativa.

“Tudo isso é muito importante porque quando elas chegam à entidade uma das maiores queixas é justamente problemas com os dentes, visto o tempo longo que fazem uso de drogas e se descuidam com a higiene da boca. Só temos que agradecer , pois é um gesto fraterno e que traz benefícios para elas que tanto precisam de assistência”, fala.

O coordenador da Clínica de Odontologia do Cesmac, Alan Aquino, descreveu como salutar essa experiência.

“Temos esse trabalho de assistência às pessoas carentes desenvolvido, sabemos da importância e dos efeitos que essa parceria causa, porque é algo que beneficia tanto quem precisa dos serviços quanto nossos alunos que estarão, de certa forma, desenvolvendo um treinamento, colocando em prática seus conhecimentos.

Para concluir, o promotor de Justiça Givaldo Lessa dá a boa notícia: “ pretendemos atender todas as crianças/adolescentes abrigados em Maceió, esse trabalho será continuado e realizado de forma regular, com o acompanhamento da Curadoria de Fundações, dando uma assistência odontológica de qualidade e permanente”.

O titular da Promotoria de Fundações aproveitou também para agradecer o apoio do procurador- geral de Justiça, ressaltando que disponibilizou as vans e colocou toda estrutura da Procuradoria-Geral para que a ação acontecesse, estendendo o reconhecimento ao Juízo da Infância e da Juventude, por meio da magistrada Fátima Pirauá, como à promotoria da Infância e da Juventude, representada pelo promotor de Justiça Alberto Vieira. Givaldo Lessa também direciona a gratulação a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que disponibilizaram integrantes para auxiliar no traslado, bem como para conversar com os adolescentes.

Fotos: Anderson Macena