Visando contribuir com o trabalho desenvolvido por instituições públicas, o Ministério Público de Alagoas realizou a doação de equipamentos de informática para a Universidade Federal de Alagoas e para a Polícia Civil. Realizada nesta quarta-feira (29), a doação é fruto do trabalho da Comissão Permanente de Desfazimento de Bens Inservíveis.

A entrega dos equipamentos foi feita pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo, que falou sobre a importância de iniciativas como essa realizada pelo MP. Ele acredita que a doação dos equipamentos vai auxiliar no trabalho desempenhado pelas instituições, beneficiando o cidadão alagoano.

“A transferência destes equipamentos para outras instituições estatais que necessitam fortalecerá a execução das atividades que lhes são próprias. Esta ação será revertida em favor do cidadão, destinatário final das ações públicas das instituições”, afirma o PGJ em exercício, Lean Araújo.

Doação

Ao todo, foram doados 12 notebooks, seis PCs, quatro suítes e dois firewalls. Para o coordenador da Operação Policial Litorânea Integrada, Antônio Pádua, os equipamentos vão ter impacto direto no trabalho que a Polícia Civil presta à sociedade, facilitando, por exemplo, a realização de boletins de ocorrência.

“Nós fazemos diariamente um volume considerável de boletins de ocorrência na nossa base. Além desse serviço, acredito que esses notebooks vão contribuir para que as equipes também façam os trabalhos de pesquisa sobre casos que chegam até nós diariamente através de relatos feitos pela população”, explica Antônio Pádua.

Além da Polícia Civil, a UFAL também foi contemplada. O MP destinou equipamentos para o OptLab, que é vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal. O coordenador do laboratório, Rian Gabriel Pinheiro, informou que os computadores vão permitir aos alunos e professores o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa.

“A gente trabalha teoria e prática, sempre procurando propor soluções a problemas que afetam a sociedade. Com esses recursos doados pelo MP, a gente vai conseguir equipar o laboratório e dar continuidade aos projetos do OptLab, sempre com o viés voltado para a sociedade”, comenta Rian Gabriel.