Recepcionar com respeito e promover dignidade, amparar crianças em estado de vulnerabilidade social e necessitando que seus direitos sejam garantidos, que o futuro fique distante de uma realidade dolorida, essa é a postura do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) que nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, inaugura, respectivamente, casas de acolhimento nos municípios de Santana do Ipanema e São José da Tapera. Os eventos contarão com a presença do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, também do diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, e do coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, promotor de Justiça Cláudio Malta.

O chefe ministerial enxerga o projeto como de expressa garantia dos direitos a centenas de meninos e meninas que precisam de amparo.

“O nome do projeto já permite o alcance dessa proteção diferenciada e tão fundamental na vida dessas crianças que por algum motivo se encontra em estado de vulnerabilidade, não consegue ter um acolhimento familiar, espaço para uma assistência social adequada. Iniciamos em 2017 essa luta e temos visto grandes resultados. Foi uma forma de convencer os gestores da responsabilidade com essas pequenas vítimas de um sistema fragilizado, juntá-los para que assumam o compromisso de protegê-las. Pensando dessa maneira, na próxima semana inauguraremos mais duas casas de acolhimento no sertão e médio sertão fortalecendo ainda mais nosso dever como guardiões da cidadania”, declara o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto.

Santana do Ipanema

A unidade de Santana do Ipanema que leva o nome Casa de Acolhimento Regional Maria Nanete de Oliveira Silva acolherá crianças da cidade e também de Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Olho D’Água das Flores e Olivença.

São José da Tapera

Já a Casa de Acolhimento Irmã Redempta, de São José da Tapera , além dos munícipes receberá crianças de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Monteirópolis,

Palestina e Pão de Açúcar

Das regiões, estarão presentes ao evento os promotores de Justiça naturais: Fábio Bastos Nunes, Izelman Inácio da Silva, João de Sá Bonfim Filho, Kleber Valadares Coelho Júnior, Lucas Schitini de Souza, Marcus Vinicius Batista Rodrigues Júnior e Ramon Formiga de Oliveira Carvalho e Thiago Riff Narciso.

Foto/montagem: Thiago Ferreira