Aconteceu, nesta terça-feira (29), a 11ª Reunião de Análise Estratégica realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Presidido pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Valter Acioly, e pela assessora de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, o encontro teve o objetivo de conhecer o andamento dos atuais planos de ação para aprimorar o combate ao crime organizado e a execução de iniciativas na área de gestão administrativa.

A abertura da reunião ficou a cargo do subprocurador-geral Administrativo Institucional, que agradeceu o envolvimento de membros e servidores nos projetos do MPAL: “Nós sentimos muito orgulho de cada um de vocês que sempre dá o melhor de si para fortalecer o trabalho prestado pelo Ministério Público à sociedade. Obrigada por fazerem da instituição uma prioridade em suas vidas”, disse Valter Acioly.

Já a assessora de planejamento e gestão estratégica lembrou que, nesta quarta-feira (30), o Ministério Público de Alagoas estará representado em Brasília, durante a cerimônia do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público, disputando o 1º lugar com o projeto do aplicativo Proteção Mulheres. ‘Para nós que somos um MP de estrutura ainda pequena, estarmos na final do prêmio já é uma grande vitória. Vamos voltar para casa com um troféu e isso nos dará muito orgulho”, comentou Stela Valéria Cavalcanti.

Ações

Na reunião desta terça-feira, coube ao promotor de Justiça Hamílton Carneiro falar sobre as ações que têm a finalidade de melhorar o enfrentamento às organizações criminosas. “Uma das iniciativas consistia em implantar um laboratório especializado no combate à lavagem de dinheiro, o que já ocorreu. Inclusive, estamos utilizando dessa tecnologia para algumas investigações e isso tem tido bastante relevância para algumas apurações em curso”, explicou.

O promotor também falou a respeito da ação que trata sobre prevenção à criminalidade violenta em comunidades carentes. Ele explicou que já foi feito o levantamento sobre os municípios que deverão concentrar as atividades a respeito do tema.

Gestão administrativa

A segunda apresentação ficou a cargo da diretor-geral do MPAL, Carlos Cabral, responsável pelo objetivo estratégico de “aprimorar a gestão administrativa do Ministério Público de Alagoas”. “O primeiro plano de atuação foca em aperfeiçoar a estrutura organizacional dos setores administrativos, e já conseguimos avançar em algumas áreas de pessoal e TI, proporcionando aos servidores melhores instalações para o desenvolvimento da atividade-meio”, pontuou ele.

Outro plano compartilhado diz respeito aos cartórios virtuais que darão suporte aos membros. Eles serão compostos por analistas da área jurídica.

O Comitê

O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.