A 9ª Reunião de Análise Estratégica do ano de 2022, realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aconteceu nesta terça-feira (27), foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e coordenada pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti. O encontro teve o objetivo de acompanhar os resultados do projeto “Boa hora: prevenção à violência obstétrica” e as ações do Plano de Gestão Estratégica 2020/2022, além de informar detalhes sobre o Prêmio Excelência 2022 e o aplicativo Proteção Mulheres, ferramenta que está disputando o 1º lugar no Prêmio CNMP deste ano.

Comandando a reunião, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque agradeceu o envolvimento de membros e servidores nas ações estratégicas e disse que sua gestão seguirá valorizando e incentivando os atuais e os futuros projetos e programas. “Essa rotina de encontros serve para que possamos aprimorar a gestão estratégica da nossa unidade, conhecer melhor os resultados de cada iniciativa e, inclusive, inspirar-nos a desenvolver novas ideias. Nossa administração continuará dando todo o suporte necessário para que saiamos dos gabinetes e estejamos cada vez mais próximos do cidadão”, disse ele.

Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar as promotoras de Justiça e servidores envolvidos no aplicativo Proteção Mulheres, projeto que está disputando a grande final no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2022. “Somos finalistas porque não ficamos no lugar do comum, trabalhamos para aprimorar a nossa prestação de serviços em favor da sociedade. Parabéns a todas e todos os envolvidos, é um orgulho para nós tê-los no Ministério Público de Alagoas”, destacou o chefe do MPAL.

A promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, idealizadora do Proteção Mulheres, falou sore a alegria em razão da indicação para o prêmio e agradeceu o envolvimento da equipe: “Estávamos numa pandemia, com uma infinidade de mulheres compartilhando durante 24 horas do mesmo teto que os seus agressores, e foi daí que surgiu a ideia de criar uma ferramenta capaz de ser de fácil alcance para elas. Em tempo recorde, desenvolvemos o aplicativo e o colocamos à disposição das vítimas. E isso foi muito importante para elas. Nossa gratidão a todos que participaram desse processo”, declarou.

O app teve o incentivo dos Núcleos de Defesa da Mulher e de Direitos Humanos e da Assessoria de Planejamento Estratégico, e foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) com o apoio da Diretoria de Comunicação do Ministério Público de Alagoas.

Projeto “Boa hora”

A promotora de Justiça Lídia Malta, que coordena o projeto “Boa hora: prevenção à violência obstétrica”, deu detalhes das ações já desenvolvidas até agora: Fizemos rodas de conversas com gestantes e parturientes e fiscalizamos a maternidade de Rio Largo, cidade que primeiro recepcionou a nossa iniciativa. Foi claro constatar que elas desconhecem o que é a violência obstétrica, que é uma das formas de violência institucional mais agressivas que existe. Agora, vamos expandir as iniciativas para Maceió para poder alcançar uma quantidade bem maior de mulheres. Elas têm que saber sobre as suas liberdades, garantias e direitos”, explicou.

Prêmio de Excelência e PGA

Em seguida, a chefe da seção do Escritório de Projetos, Renata Teixeira, falou a respeito da 3ª edição do Prêmio Excelência 2022. “Ele tem a finalidade de reconhecer, todos os anos, seis projetos estratégicos de sucesso, bem como gerentes e membros das equipes que integram essas iniciativas. A cerimônia ocorrerá no dia 11 de novembro”, informou.

Segundo ela, as inscrições para concorrer à honraria deverão começar nos próximos dias, após a publicação em diário oficial da comissão julgadora e do regulamento onde estarão as regras para participar da disputa.

As ações do Plano de Gestão Estratégica 2020/2022 também foram apresentadas nesta terça-feira (27). O chefe da seção de Gestão Estratégica, Thiago Alves da Silva, mostrou que o PGA está quase em fase de conclusão e tem cumprido todas as etapas previstas. Ele explicou que a sua execução terminará em dezembro próximo e que, a partir de janeiro de 2023, o MPAL dará início ao novo Plano de Gestão Estratégica.

O Comitê

O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.