O procurador-geral de Justiça em exercício, Walber José Valente de Lima, acompanhou, nesta segunda-feira (17), a solenidade de aposição da placa do Auditório Promotor Silvio Menezes Tavares, no Fórum da Comarca de Penedo, localizado na Avenida Floriano Peixoto, Centro. O membro aposentado do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) tem 88 anos, dos quais 34 foram dedicados à instituição.

O promotor aposentado Sílvio Menezes Tavares agradeceu, emocionado, ao Judiciário o reconhecimento do seu trabalho em prol da Justiça alagoana. “Durante os 30 anos em que militei e residi nessa Comarca, estive preocupado em exercitar a austeridade e humana compreensão na resolução dos problemas da comunidade”, destacou o ex-promotor.

Para o chefe do MPE/AL, Silvio Menezes segue até hoje como referências para os membros do órgão ministerial em virtude da determinação que possuía no cumprimento de suas obrigações, combatendo firmemente o crime, ao mesmo tempo em que tratava o criminoso com humanidade.

“Como colega de trabalho, costumava me chamar a atenção a forma como o promotor Silvio Menezes tratava igualmente os desiguais, passando a ideia de que todos somos iguais perante a lei. Além disso, o promotor nos passou a lição de que não basta não fazer o mal: é preciso fazer o bem”, disse o procurador-geral de Justiça.

O desembargador Celyrio Adamastor representou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa. Após falar um pouco sobre a carreira do homenageado, ele enfatizou a conduta do promotor no exercício de sua função. “Defendeu brilhantemente a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais, combateu condutas potencialmente inadequadas a sociedade sem se preocupar com eventuais insatisfações”, destacou.

Durante o discurso do Superintendente do Fórum de Penedo, juiz Claudemiro Avelino de Souza, surpreendeu os presentes ao ler o termo de posse do pai do promotor Silvio Menezes, Luiz Menezes, também magistrado, como juiz da Comarca de Paulo Afonso, hoje Comarca de Mata Grande. O termo se refere ao dia 29 de janeiro de 1929 emocionou os que prestigiavam a cerimônia, principalmente, o homenageado.

Austeridade e compreensão humana

Natural de Penedo, Silvio Tavares atuou na cidade e também em Piaçabuçu e Pão de Açúcar. Ele contribuiu com a instalação do Fórum de Penedo, doando recursos próprios para aquisição de móveis. No meio jurídico, o promotor é tido como exemplo de profissional íntegro.

A placa de homenagem ao promotor de Justiça aposentado traz uma frase que resume a principal característica do exercício funcional de Silvio Azevedo: “Nos 34 anos de atuação no Ministério Público, sempre ponderei exercitar austeridade e humana compreensão no estrito cumprimento do dever”.

Com informações e imagens da Ascom/TJAL