Ministério Público e Secretaria Municipal de Assistência Social discutem situação da população de rua

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

A política de atendimento à população em situação de rua em Maceió é tema de uma audiência pública que será realizada nesta terça-feira (20) no Salão Dom Santino, da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. O evento está sendo realizado por meio de uma parceria entre o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante audiência, poder público, sociedade civil organizada e pessoas em situação de rua vão discutir a política de atendimento em Maceió, avaliando e discutindo as melhorias no serviço, tudo isso visando o fortalecimento do resgate do projeto de vida da população que faz da rua local de moradia.

“É muito importante a participação de todos que trabalham com população de rua e, principalmente, dos usuários para que o atendimento seja fortalecido e garanta os direitos da população de rua em Maceió. Queremos ouvir especialmente essas pessoas. Inclusive, elas serão um termômetro para que possamos saber como está o funcionamento dos serviços oferecidos pelo Município de Maceió e o que podemos fazer para aprimorá-los”, ressaltou o promotor titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, Flávio Gomes.

“É preciso que a gente entenda que os protagonistas dessa audiência serão os moradores de rua e que nós temos que unir forças e trabalho para oferecer um pouco mais de dignidade a esse público”, acrescentou o promotor.

“Na audiência, vamos apresentar o trabalho que a Prefeitura de Maceió faz com a população de rua, seja na Semas como em outras pastas, que visam o resgate do projeto de vida dessas pessoas. Ainda durante o evento, será dada posse aos novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Maceió e apresentado o relatório das ações do Comitê. Os usuários da política terão espaço para fala e nossa expectativa é que possamos fortalecer a política de atendimento à população de rua na nossa cidade”, enfatizou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

Segundo ela, Maceió conta com vários serviços de atendimento à população de rua. Ligados à Semas são cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que fazem o trabalho nas ruas de busca ativa, encaminhamento e acompanhamento das pessoas em situação de rua, dois Centros Pop, espaços para atendimento e higiene pessoal para população de rua, duas casas de passagem (uma delas familiar) e o telefone 0800 284 8048 para recebimento de informações sobre pessoas em situação de rua.

Além disso, as equipes do Consultório na Rua, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, trabalham a saúde da população de rua e o Grupo de Atenção à População de Rua da Guarda Municipal (GPOP), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, trabalha na busca ativa junto com as equipes de Abordagem Social.

A Audiência Pública acontecerá nesta próxima terça-feira (20), de 9h às 13h30. A participação é aberta ao público.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas